Skip to main content
Furtos e roubos de veículos no país: como se precaver

COMO PROTEGER SEU VEÍCULO DE FURTOS E ROUBOS

Proteção Veicular, furto e roubo de veículos

Conquistar um bem é desafio para muitos brasileiros e sabemos que imprevistos podem acontecer.  Diante de tanta criminalidade, é muito importante manter seu veículo protegido! E como evitar que o seu veículo seja roubado ou furtado?

Em muitos países, furto ou roubo de veículos se estabeleceu como um dos crimes mais comuns, aumentando o índice de insegurança. De acordo com o Portal do Trânsito, “no contexto brasileiro, embora tenha sido observada uma diminuição no número de casos de roubo de carros, o problema ainda é uma preocupação constante”. Uma vez que, além da preocupação pertinente com a perda financeira, ainda há consequências emocionais e perturbadoras no dia a dia de muitos motoristas.

Mas o que pode ser feito para aumentar a segurança e não ser pego desprevenidamente nessas situações? Neste texto, preparamos algumas dicas para você rodar pelas ruas com mais tranquilidade sem abrir mão da proteção completa que o seu veículo merece. Confira!

  • Estacionar o veículo

Tem o costume de ir trabalhar com o carro e não possui uma vaga na garagem do seu serviço? Sempre que possível, estacione seu veículo em locais seguros e bem iluminados. Evite parar em lugares desertos! Não se esqueça de verificar a melhor opção para parar o seu veículo. Lembrando que garagens e estacionamento monitorados são as melhores opções para estacionar. 

Segundo os dados mais recentes da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), entre janeiro e julho de 2023, houve uma redução significativa de 11,8% nos crimes de furtos e roubos. Contudo, apesar desse avanço encorajador, o problema persiste, com uma média diária de 1.000 casos de roubo e furto de veículos no país e grande parte desses crimes acontecem em regiões de pouca movimentação.

Por isso, a importância de escolher cuidadosamente o local para estacionar ou fazer paradas rápidas com o seu veículo.

  • Sistema de Rastreamento

O rastreador veicular é um dispositivo de geolocalização que opera via rede GPRS ou internet. Ele transmite sinais captados pelo GPS para a central de monitoramento da frota, permitindo o rastreamento em tempo real de todos os veículos, mesmo em áreas remotas. As coordenadas fornecidas pelo GPS são essenciais para a recuperação de veículos roubados.

Através da tecnologia GPRS, a CMA Vantagens, em colaboração com a Trak Assist, consegue recuperar um veículo roubado ou furtado em aproximadamente 10 a 20 minutos, utilizando um rastreador instalado no carro, moto ou utilitário. O dispositivo envia sinais para a central de monitoramento TrakAssist, que opera 24 horas por dia, e despacha uma equipe especializada para o local de onde o sinal está sendo emitido.

Com mais de 12 mil rastreadores instalados, além do serviço de recuperação de veículos, a CMA Vantagens oferece assistência emergencial 24 horas para casos de pane, problemas mecânicos, ou questões com chaves e pneus. Esse serviço atende veículos de passeio, utilitários, motos e carros de aplicativos. Até outubro deste ano, a empresa realizou mais de 50 mil remoções com guinchos.

O serviço pode ser acionado via WhatsApp, e o aplicativo GConnect permite a visualização do veículo em tempo real, além de contar com um sistema de alarme digital que notifica o cliente caso seu veículo se mova sem autorização.

Na CMA, associado que tem veículo acima de 40 mil, motocicletas, caminhões e/ou trabalham como motorista de aplicativos já possuem o sistema de rastreamento. Mas o seu veículo foge dos obrigatórios? É possível fechar apenas rastreamento ou contratar a sua proteção veicular com o adicional de rastreamento.  Em caso de furtos e roubos, as chances de recuperação aumentam significativamente. 

  • Escolha uma Associação de Proteção Veicular

Nos primeiros oito meses de 2023, a taxa de furtos e roubos de veículos na Região Metropolitana de São Paulo aumentou 28% em relação ao mesmo período de 2022. A cidade de São Paulo foi a mais afetada, concentrando 61% dos incidentes, conforme um estudo da empresa de rastreamento de veículos Ituran.

A pesquisa, baseada em um relatório da Secretaria de Segurança Pública do governo de São Paulo, registrou 46.655 ocorrências envolvendo carros de passeio, veículos comerciais leves e motocicletas na capital e na Região Metropolitana de São Paulo. Esse número representa um aumento significativo em comparação com os 36.546 casos registrados no mesmo período do ano anterior.

O que nos chama a atenção para outro dado relevante: a média nacional de veículos que circulam pelas cidades sem proteção, chega a 70%, de acordo com os dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSEG). E é neste contexto que a proteção veicular se torna um reforço para a sua segurança. Através da proteção, é possível encontrar o veículo ou ser ressarcido de acordo com as condições contratuais estabelecidas. 

Por isso, escolha uma associação de Proteção Veicular de confiança e com boas avaliações. Você sabia que a CMA que está há 13 anos no mercado, recebeu nota 8 no site do Reclame Aqui? Ter a CMA como proteção veicular é deixar que cuidemos do seu bem mais valioso. Por isso, pesquise sobre as coberturas oferecidas e verifique se elas atendem às suas necessidades específicas.

Como funciona a proteção veicular? 

Andar com o veículo protegido é sem dúvida, uma das melhores escolhas que um motorista precavido deve fazer. E é essencial buscar por proteção completa e de qualidade. 

A proteção veicular veio com o intuito de inclusão, considerando que em média, 70% da frota nacional circula sem nenhum tipo de seguro e por isso, contar circular com o veículo ou frota protegidos é uma maneira de evitar sustos.  

Você ainda não tem proteção para o seu veículo? Em caso de dúvidas, entre em contato com um dos nossos especialistas e/ou através da nossa Central de Relacionamento do Associado (31) 3024-1418 (WhatsApp ou Ligação), e solicite uma cotação. 

Pensou em proteção, pensou CMA.